NÃO DEIXANDO A OPORTUNIDADE PASSAR :( Lucas 23:33, 39-43)
EXISTIAM TRÊS TIPÓS DE CRUZ QUE ERAM USADAS PELOS ROMANOS PARA PUNIÇÃO: A CRUZ DE SANTO ANDRE NO FORMATO DE ( X); A CRUZ COMISSA NA FORMA DE ( T ) E A CRUZ IMMISSA A QUE JESUS FORA CRUCIFICADO Três homens! Três cruzes! Em certo sentido, eram iguais as três. A mesma agonia física, a mesma sede os torturava, exposto ao sol, seus corpos quase desnudos, davam a mesma impressão a quem passassem. Era o mesmo para os três que morriam no monte calvário.Da cidade de Jerusalém saíam dois caminhos: um deles descia para Jericó e o outro subia para o Monte do Calvário. No primeiro caminho, os marginais, ladrões e delinqüentes viviam sua vida errada, amparados pelas sombras da noite. Matavam, violentavam, roubavam e abusavam das pessoas. Tinham a impressão de que nunca, ninguém, iria descobrir só que um dia esses homens foram presos e condenados.
. Na Bíblia lemos: “Quando chegaram a lugar chamado Calvário (que quer dizer caveira), ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda.”( Lucas 23:33 )
VAMOS DAR UM NOME À CADA CRUZ.: A CRUZ CENTRAL CHAMARÁ DE REDENÇÃO;
DA ESQUERDA a CRUZ DA REJEIÇÃO.
e à DA DIREITA a CRUZ ACEITAÇÃO.
NA CRUZ CENTRAL, JESUS CRISTO MORRIA COMO OFERTA PELO PECADO MUNDO;
NA CRUZ DA DIREITA, UM LADRÃO MORRIA PARA O PECADO;
E NA CRUZ DA ESQUERDA, OUTRO LADRÃO MORRIA; MAS
TRÊS HISTÓRIAS DIFERENTES:
1 NA CRUZ CENTRAL REDENÇÃO, JESUS CRISTO, O HOMEM QUE TINHA SIDO JULGADO INJUSTAMENTE E CONDENADO QUE SE OFERECIA UM SACRIFÍCIO PERFEITO PARA REDIMIR TODOS OS PECADORES. ( HS 9 V11 A 15 )
2 CRUZ DA ESQUERDA ( REJEIÇÃO ): O ladrão que pediu provas a Deus na cruz do Calvário, é o símbolo de muitos de nós que estamos morrendo neste mundo, consumidos pelo sol da incredulidade, arrasados pelo vento gelado de nossas dúvidas. Sabemos que estamos indo a caminho da morte e perdemos a oportunidade
Somos como aqueles que como os ladrão diz: “Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também.” Lucas 23:39 O ladrão que
ESTE HOMEM mesmo no final de sua vida era um revoltado e não Aceitava a pena de seus crimes, mas não conseguiu enxerga a OPORTUNIDADE talvez por causa do ORGULHO da INCREDULIDADE porque ele foi uma pessoa que nunca respeitou ninguém e PORQUE ele se humilharia diante de um homem para pedir perdão ELE ERA AQUELES QUE ACHAM QUE NÃO PRECISA DE NINGUEM POR ISSO PERDEU A OPOTUNIDADE de salvação .
QUANTAS PESSOAS HOJE NÃO ESTÃO NESTA SITUAÇÃO?
3 CRUZ DA ACEITAÇÃO: O ladrão na cruz da aceitação não tinha um passado muito bom, não havia nada que valesse a pena ser lembrado. Mas ele tinha um presente, e neste presente ele aproveitou a sua oportunidade.
NA CRUZ AQUELE HOMEM VIA SEU FILME PASSAR
QUANTOS DE NÓS NÃO PAGARIAMOS POR UMA NOVA OPORTUNIDADE,
PARA ACERTA NOSSOS ERROS
PENSAMOS COMO EU QUERIA UMA OPORTUNIDADE.
De me arrepender. De pedir perdão, de VOLTA ATRAS valorizar e ama, mas as pessoas.
ELE TINHA CONSCIÊNCIA QUE ERROU E QUE ESTAVA PAGANDO PELOS SEUS ERROS POR ISSO ELE REPREENDE SEU AMIGO QUE ZOMBARA DE JESUS
Assim ele disse: ”Nem ao menos temes a Deus estando sob igual sentença? Nós na verdade com justiça, porque recebemos o castigo que nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez.” ( Lucas 23:40, 41. )
POR UM MOMENTO O LADRAO DA CRUZ ACEITAÇÃO PENSOU:
EU ERREI TANTO, NUNCA QUIS ESCULTA A VERDADE, TODOS ME DIZIAM QUE EU ESTAVA ERRADO, SERÁ QUE JESUS VAI ME PERDOAR.
POR ISSO ELE APROVEITA A OPORTUNIDADE E PERGUNTA A JESUS:
Naquelas horas de sofrimento ele teve um lampejo do Altíssimo na pessoa do Senhor Jesus, e espontaneamente clamou: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.” (Lucas 23 :42.) Era a sua última esperança, sua última oportunidade.
O ladrão esperou ansioso por uma resposta:
Então Jesus disse: “Na verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso.” Lucas 23:43. E assim somente por crer, o ladrão convertido recebeu a certeza da vida eterna.
Naqueles últimos momentos de sua vida recebeu o perdão de todos os pecados e a certeza da salvação.
NO CALVARIO DUAS HISTÓRIAS:
No Calvário havia outras duas cruzes além da de Jesus. Em um dos lados, um HOMEM PENDURADO NA CRUZ DA REJEIÇÃO, QUE morria sem fé, sem esperança e sem Deus. Morria perdido, em seus pecados, sem perdão, estava perdido para sempre.
Este homem tivera as mesmas oportunidades que o outro, mas não aproveitou.
NA OUTRA CRUZ, A DA ACEITAÇÃO, um homem lutava com a consciência. Todo o mal de sua vida lhe era patente e conhecido. Ele se sentia perdido, mas se arrependeu.
Ele creu no Messias, entregou-se a Ele, pediu-lhe perdão e foi aceito.
CONCLUSÃO
Não importa como você está vivendo. Não importa quem você é. Não importa quantas vezes tentou sair dessa situação sem conseguir.
0 comentários:
Postar um comentário