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HISTÓRIA DA IGREJA DO NAZARENO
Uma Fé Santa
Desde os seus começos, a Igreja do Nazareno tem-se confessado um ramo da igreja “única, santa, universal e apostólica”, e tem procurado ser fiel a ela. Confessa como sua própria história a do povo de Deus registrada no Antigo e no Novo Testamentos, e a mesma história tal como ela se tem estendido dos dias dos apóstolos aos nossos tempos. Como seu próprio povo, ela abarca o povo de Deus através das idades, os redimidos através de Jesus Cristo, em qualquer expressão de uma igreja na qual estes possam ser encontrados. Ela aceita os credos ecuménicos dos cinco primeiros séculos cristãos como expressões da sua própria fé. Enquanto a Igreja do Nazareno vai respondendo a sua chamada especial de proclamar a doutrina e a experiência da inteira santificação, ela tem tido o cuidado de reter e fomentar identificação com a igreja histórica, em sua pregação da Palavra, na sua administração dos sacramentos, sua preocupação de promover e manter um ministério que seja genuinamente apostólico na fé e na prática, bem como ao inculcar as disciplinas dum viver semelhante ao de Cristo e no serviço a outros.
O Avivamento Wesleyano
Esta fé cristã tem sido facultada aos nazarenos através de correntes religiosas históricas e, particularmente, através do reavivamento wesleyano ocorrido no século XVIII. Nos anos a partir de 1730 deu-se o Reavivamento Evangélico mais vasto na Grã-Bretanha, liderado principalmente por John Wesley, seu irmão Carlos e por Jorge Whitefield, clérigos da Igreja da Inglaterra. Através da instrumentalidade destes, muitos outros homens e mulheres abandonaram o pecado e foram cheios de poder para o serviço de Deus. Caracterizou-se este movimento pela pregação de leigos, testemunho, disciplina e círculos de discípulos dedicados, conhecidos por “sociedades”, “classes” ou “bandos”. Como movimento de vida espiritual, seus antecedentes incluiram o Pietismo Alemão, tipificado por Philip Jacob Spener; o Puritanismo Inglês do século XVII; e o despertamento espiritual na Nova Inglaterra descrito pelo pastor-teólogo Jonathan Edwards.
O Grande Reavivamento
A fase wesleyana do grande reavivamento caracterizou-se por três marcos teológicos: regeneração pela graça, através da fé; perfeição cristã, ou santificação, também pela graça através da fé; e o testemunho do Espírito quanto à certeza da graça. Entre as contribuições distintas de John Wesley achava-se uma ênfase à inteira santificação nesta vida, como provisão graciosa de Deus ao cristão. Os empreendimentos missionários primitivos do Metodismo Britânico começaram a disseminar estas ênfases teológicas através do mundo. Na América do Norte, a Igreja Metodista Episcopal foi organizada em 1784. O seu propósito declarado foi “reformar o Continente e espalhar a santidade escriturística sobre estas terras”.
O Movimento de Santidade do Século XIX
No século XIX começou no Leste dos Estados Unidos e se espalhou pela nação uma renovada ênfase à santidade cristã. Timothy Merritt, clérigo metodista e editor-fundador do Guia da Perfeição Cristã, esteve entre os líderes deste reavivamento de santidade. A figura central do movimento foi Phoebe Palmer, da cidade de Nova Iorque, líder da Reunião da Terça-Feira para a Promoção da Santidade, na qual bispos, educadores e outros clérigos metodistas se juntaram ao grupo original de senhoras em busca de santidade. Ao longo de quatro décadas, a Sra. Palmer promoveu a fase metodista do movimento de santidade, através de palestras públicas, escritos e também como editora do Guia para a Santidade.
Além das Fronteiras do Metodismo
O reavivamento de santidade alastrou-se para além das fronteiras do Metodismo. Charles G. Finney e Asa Mahan, ambos do Colégio Oberlin, lideravam a renovada ênfase à santidade nos círculos presbiterianos e congregacionalistas, tendo feito o mesmo o avivador William Boardman. O evangelista batista A. B. Earle esteve entre os líderes do movimento de santidade dentro da sua denominação. Hannah Whitall Smith, uma quaquer e avivadora popular do movimento de santidade, publicou O Segredo Cristão duma Vida Feliz (1875), um texto clássico sobre a espiritualidade cristã.
O Movimento de Santidade
Em 1867 os ministros metodistas John A. Wood, John Inskip, e outros começaram, em Vineland, Nova Jersey, a primeira de uma longa série de reuniões nacionais de avivamento. Também organizaram nessa altura a Associação Nacional de Encontros de Avivamento para a Promoção de Santidade, comumente conhecida como Associação Nacional (hoje, Associação de Santidade Cristã). Até aos primeiros anos do século XX, esta organização patrocinou reuniões de santidade através dos Estados Unidos. Surgiram também associações locais e regionais de santidade e uma imprensa vital de santidade publicou muitos periódicos e livros.
O testemunho prestado à santidade cristã desempenhou funções de diversos significados na fundação da Igreja Metodista Wesleyana (1843), da Igreja Metodista Livre (1860) e, na Inglaterra, do Exército da Salvação (1865). Nos anos de 1880 desabrocharam novas igrejas distintivamente de santidade, incluindo a Igreja de Deus (Anderson, Indiana) e a Igreja de Deus (Santidade). Várias outras tradições religiosas foram também influenciadas pelo movimento de santidade, incluindo certos grupos Menonitas, Irmãos e Amigos que adotaram o ponto de vista wesleyano quanto à inteira santificação. Os Irmãos na Igreja de Cristo e a Aliança Evangélica de Amigos são exemplos desta fusão de tradições espirituais.
União de Grupos de Santidade
Nos anos de 1890 despontou uma nova onda de grupos de santidade independentes. Estes incluiram igrejas independentes, missões urbanas, casas de socorro a necessitados e associações missionárias e evangelísticas. Alguns entre o povo envolvido nestas organizações suspiravam por uma união que produzisse uma igreja nacional de santidade. Desse impulso nasceu o que é hoje a Igreja do Nazareno.
A Associação de Igrejas Pentecostais da América. A 21 de Julho de 1887, organizou-se a Igreja Evangélica do Povo, com 51 membros, em Providence, Rhode Island, tendo como pastor Fred A. Hillery
. Mulheres Ordenadas Para o Ministério Cristão
No ano seguinte foi organizada a Igreja Missão, em Lynn, Massachusetts, tendo C. Howard Davis como pastor. Nos dias 13 e 14 de Março de 1890, representantes destes grupos e de outras congregações de santidade independentes reuniram-se em Rock, Massachusetts, e organizaram a Associação Central Evangélica de Santidade, com igrejas
Associação de Igrejas Pentecostais
Em Janeiro de 1894, o comerciante William Howard Hoople fundou uma missão em Brooklyn, reorganizada em Maio seguinte como o Tabernáculo Pentecostal da Avenida Utica. No fim do ano seguinte foram também organizadas a Igreja Pentecostal da Avenida Bedford e o Tabernáculo Pentecostal Emanuel. Em Dezembro de 1895, delegados destas três congregações adotaram uma constituição, um sumário de doutrinas e legislação, formando a Associação de Igrejas Pentecostais da América.
Plano de União
A 12 de Novembro de 1896, reuniu-se em Brooklyn um comité conjuntamente formado pela Associação Central Evangélica de Santidade e pela Associação de Igrejas Pentecostais da América, e traçou um plano de união, retendo para o corpo assim unido o nome do último destes dois grupos. Entre os obreiros proeminentes nesta denominação contavam-se Hiram F. Reynolds, H. B. Hosley, C. Howard Davis, William Howard Hoople, e, mais tarde, E. E. Angell. Alguns destes eram originalmente pregadores leigos que mais tarde foram ordenados pelas suas congregações. Esta igreja foi marcadamente missionária e, sob a liderança de Hiram F. Reynolds, secretário missionário, empenhou-se num ambicioso programa de testemunho cristão nas Ilhas de Cabo Verde, na Índia e em outros lugares. Chamava-se The Beulah Christian o seu periódico oficial.
A Igreja de Cristo de Santidade
Em Julho de 1894, R. L. Harris organizou a Igreja de Cristo do Novo Testamento, em Milan, Tennessee, pouco antes da sua morte. Mary Lee Cagle, viúva de R. L. Harris, continuou o trabalho e tornou-se seu líder primitivo mais proeminente. A igreja, estritamente congregacional em seu regulamento, espalhou-se através de Arkansas e do Texas ocidental, com esparsas congregações em Alabama e Missouri. Mary Cagle e uma cooperante, a Sra. E. J. Sheeks, foram ordenadas em 1899, na primeira classe de candidatos à ordenação.
Holiness Evangel
A partir de 1888, um punhado de congregações rotuladas como Igreja de Santidade foram organizadas no Texas pelos ministros Thomas e Dennis Rogers, vindos da Califórnia.
Em 1901 formou-se
Em Novembro de 1904, representantes da Igreja de Cristo do Novo Testamento e da Igreja Independente de Santidade reuniram-se
Vários líderes desta igreja foram ativos na Associação de Santidade de Texas, um corpo interdenominacional vital que patrocinava um colégio em Peniel, próximo de Greenville, Texas. A associação também patrocinava o Pentecostal Advocate, a publicação de santidade de maior relevo no Sudeste, que viria a ser órgão nazareno, em 1910. Foram obreiros proeminentes nesta organização o ministro E. C. DeJernett e o leigo C. A. McConnell.
A Igreja do Nazareno
Em Outubro de 1895, Phineas F. Bresee, doutor em divindade, e Joseph P. Widney, médico, com cerca de 100 outras pessoas, incluindo Alice P. Baldwin, Leslie F. Gay, W. S. e Lucy P. Knott, C. E. McKee, bem como membros das famílias Bresee e Widney, organizaram a Igreja do Nazareno,
O Ministério
Entre os ministros que se agregaram à nova igreja contavam-se H. D. Brown, W. E. Shepard, C. W. Ruth, L. B. Kent, Isaiah Reid, J. B. Creighton, C. E. Cornell, Robert Pierce, and W. C. Wilson. Entre os primeiros a serem ordenados, contavam-se o próprio Joseph P. Widney, Elsie e DeLance Wallace, Lucy P. Knott e E. A. Girvin.
Os 38 anos de experiência que teve Phineas F. Bresee, como pastor, superintendente, editor, membro da junta de colégio e pregador em reuniões públicas de avivamento no Metodismo, adicionados à sua característica personalidade magnética, entraram no esmerado aprumo eclesiástico que ele trouxe à união de diferentes igrejas de santidade num só corpo nacional.
O Ano da União
1907-
Durante o ano seguinte, ocorreram dois novos adicionamentos. Em Abril de 1908, P. F. Bresee organizou a congregação da Igreja Pentecostal do Nazareno em Peniel, Texas, que trouxe à igreja figuras proeminentes da Associação de Santidade do Texas e abriu a porta de entrada a outros membros. Em Setembro, a Conferência de Santidade da Igreja Cristã de Pensilvânia, uma vez recebida a dispensa que lhe foi concedida pela sua Conferência Geral, dissolveu-se e, sob liderança de H. G. Trumbaur, uniu-se à Igreja Pentecostal do Nazareno.
A segunda Assembleia Geral da Igreja Pentecostal do Nazareno reuniu-se em sessão conjunta com o Conselho Geral da Igreja de Cristo de Santidade, de
A Denominação Muda de Nome. A Assembleia Geral de 1919, em resposta a memoriais de 35 distritos de assembleia, mudou oficialmente o nome da organização, para Igreja do Nazareno, em vista do novo sentido que fora associado ao termo “Pentecostal”.
A Missão Pentecostal
Depois de 1908 vários outros corpos se uniram à Igreja do Nazareno.
Em 1898, J. O. McClurkan, um evangelista presbiteriano de Cumberland, liderou na formação da Aliança Pentecostal, em Nashville, de que resultou a fusão do povo de santidade do Tennessee e estados adjacentes. Este corpo tinha um acentuado espírito missionário, tendo enviado pastores e professores a Cuba, Guatemala, México e Índia. McClurkan faleceu em 1914. Esse grupo, então conhecido como Missão Pentecostal, uniu-se à Igreja Pentecostal do Nazareno em Novembro de 1915.
Igreja Pentecostal da Escócia
Em 1906 George Sharpe, da Igreja Congregacional de Parkhead, Glasgow, foi expulso do seu púlpito por pregar a doutrina wesleyana da santidade cristã. Oitenta membros que sairam com ele formaram, imediatamente, a Igreja Pentecostal de Parkhead. Outras congregações foram organizadas e, em 1909, formou-se a Igreja Pentecostal da Escócia. Este corpo uniu-se à Igreja Pentecostal do Nazareno em Novembro de 1915.
Associação de Leigos de Santidade
A Associação de Leigos de Santidade foi formada sob S. A. Danford, em 1917, em Jamestown, Dakota do Norte, para servir a causa do avivamento da santidade wesleyana nas Dakotas, Minnesota e Montana. Este grupo tinha um periódico intitulado O Leigo de Santidade. J. G. Morrison foi eleito presidente em 1919 e liderou uma organização que contava mais de 25 outros evangelistas e obreiros. Em 1922, Morrison, com a maior parte dos obreiros e mais de 1.000 membros, uniu-se à Igreja do Nazareno.
Associação de Fé Missionária Hephzibah
Este corpo missionário, centralizado em Tabor, Iowa, organizado em 1893 por Elder George Weavers, enviou subsequentemente mais de 80 obreiros a mais de meia dúzia de países. Por volta de 1950, o trabalho em Tabor, a missão Sul Africana e outras partes da organização se uniram à Igreja do Nazareno.
Missão Internacional de Santidade
David Thomas, homem de negócios e pregador leigo, fundou a Missão de Santidade, em Londres, no ano de 1907. Sob a liderança de David Jones, desenvolveu-se extensivo trabalho missionário na parte Sul da África, tendo recebido a igreja um novo nome em 1917: Missão Internacional de Santidade. Uniu-se à Igreja do Nazareno a 29 de Outubro de 1952, com 28 igrejas e mais de 1.000 membros na Inglaterra sob a superintendência de J. B. Maclagan, bem como um trabalho liderado por 36 missionários na África.
Igreja de Santidade do Calvário
Em 1934, Maynard James e Jack Ford, que dirigiam o esforço evangelístico itinerante (ou “trekking”) na Missão Internacional de Santidade, formaram a Igreja de Santidade do Calvário. A 11 de Junho de 1955, efetuou-se a união com a Igreja do Nazareno, trazendo à denominação cerca de 22 igrejas e mais de 600 membros. A adição da Missão Internacional de Santidade e da Igreja de Santidade do Calvário consumou-se, em grande parte, graças à visão e aos esforços do superintendente distrital George Frame.
Igreja de Obreiros do Evangelho do Canadá
Organizada em Ontário por Frank Goff, em 1918, esta igreja surgiu dum grupo anterior chamado Obreiros de Santidade. Uniu-se à Igreja do Nazareno, a 7 de Setembro de 1958, adicionando cinco igrejas e cerca de 200 membros ao Distrito Central Canadiano.
Igreja do Nazareno (Nigéria)
Nos anos de 1940 organizou-se na Nigéria, sob liderança indígena, uma igreja wesleyana de santidade. Adotou o nome de Igreja do Nazareno, derivando em parte as suas crenças doutrinais e o próprio nome dum Manual da Igreja do Nazareno Internacional. Sob a liderança de Jeremiah U. Ekaidem, uniu-se a esta a 3 de Abril de 1988. Formou-se um novo distrito com 39 igrejas e 6.500 membros.
Rumo a uma Igreja Global
Desde os seus princípios, a Igreja do Nazareno teve uma dimensão internacional. Por altura da assembleia da união, reunida em 1908, nazarenos serviam e testificavam não só na América do Norte mas também como missionários no México, nas Ilhas de Cabo Verde, na Índia, no Japão, e África do Sul —testemunho vivo do impacto do movimento de missões do século XIX sob os corpos religiosos que formaram a Igreja do Nazareno do presente..
A expansão rumo a novas áreas do mundo começou na Ásia, em 1898, pela Associação de Igejas Pentecostais da América. A Missão Pentecostal esteve ativa na América Central por cerca de 1900, nas Caraíbas em 1902 e na América do Sul, em 1909. Na África, os missionários que ali se encontravam ativos em 1907 foram mais tarde reconhecidos como missionários da denominação.
Missões
Subsequente extensão na área Austrália-Pacífico Sul começou em 1945 e se alargou à Europa continental em 1948. Nessas ocasiões, a Igreja do Nazareno entrou em tais áreas de trabalho identificando-se com ministros locais que já pregavam e ensinavam a mensagem wesleyana de santidade: A. A. E. Berg, da Austrália, e Alfredo del Rosso, da Itália.
No desenvolvimento dum ministério global a Igreja do Nazareno tem dependido historicamente da energia de obreiros nacionais que têm compartilhado com missionários as tarefas de pregar e de ensinar a palavra da graça. Em 1918 um missionário na Índia observou que seus associados nacionais incluiam três pregadores, quatro professores, três colportores e cinco senhoras mestras da Bíblia. Por volta de
Distintivos do Ministério Internacional
Em 2001 atingiu o total de 138 o número de áreas mundiais onde se encontra a Igreja do Nazareno. Milhares de ministros e de obreiros leigos têm indigenizado a Igreja do Nazareno nas respectivas culturas, contribuindo assim para o mosaico de identidades nacionais que formam a nossa comunhão internacional.
Historicamente, o ministério global nazareno tem-se centralizado à volta de evangelismo, ministérios de compaixão e educação. O impulso evangelístico foi exemplificado nas vidas de H. F. Schmelzenbach, L. S. Tracy, Esther Carson Winans, Samuel Krikorian e outros cujos nomes simbolizam esta dimensão de ministério. À volta do mundo, igrejas e distritos nazarenos continuam a refletir um caráter de reavivamento e evangelismo.
Compaixão
As raízes internacionais do ministério nazareno de compaixão encontram-se no apoio dado desde o princípio à campanha contra a fome e ao trabalho em prol de órfãos na Índia. Este impulso foi fortalecido pela União Nazarena Missionária Médica, organizada nos começos da década de 1920 para construir o Hospital Memorial Bresee, em Tamingfu, China. Na Suazilândia, desenvolveu-se um extensivo trabalho médico, enquanto outros ministérios de compaixão se estabeleciam ao redor do mundo.
Educação
A Educação é um aspecto do ministério mundial cedo exemplificado pela Escola Esperança para Moças, fundada em Calcutá pela Sra. Sukhoda Banarji, em 1905, e adotada no ano seguinte pela Igreja do Nazareno. Fora da América do Norte, nazarenos têm estabelecido escolas para educação primária e treino ministerial especializado. Há seminários de nivel de graduado nas Filipinas e nos Estados Unidos; instituições de artes liberais em África, Coreia e nos Estados Unidos; uma escola de ensino médio no Japão; duas escolas de enfermagem na Índia e
Comunidade Internacional de Fé
A igreja tem prosperado à medida que se desenvolvem estes componentes da sua missão. Em
Como resultado deste desenvolvimento histórico, a denominação enfrenta hoje uma agenda incompleta, a de deixar de ser uma “presença internacional” para se tornar uma “comunidade internacional” de fé. O reconhecimento deste fato levou a Assembleia Geral de
DOIS PASTORES DA IGREJA DO NAZARENO MORTOS NA INDIA
Pastores do Filme Jesus são mortos na ÍndiaSylvester Stallone, o Rambo, se entrega a Jesus. |
“Quanto mais vou à igreja”, disse Stallone, de acordo com o boletim CitizenLink de Focus on the Family, “e quanto mais me entrego ao processo de crer em Jesus e escutar Sua Palavra e deixá-Lo me guiar no que faço, mais sinto como se as pressões sumissem de cima de mim”. No filme de Stallone, Rocky Balboa, o último na série de filmes “Rocky”, ele reflete sobre seguir Cristo e não sobre enfrentar batalhas sozinho. “É como se [Rocky] estivesse sendo escolhido, como se Jesus estivesse sobre ele, e como se ele fosse o cara que viveria sempre o exemplo de Cristo”, Stallone disse numa conferência com pastores e líderes religiosos no ano passado. “[Rocky agora] é muito, muito perdoador. Não há amargura nele. Ele sempre vira a outra face. É como se sua vida inteira fosse sobre servir”. “Fui criado num lar cristão, e aprendi a fé cristã e fui até onde consegui”, disse Stallone. “Até que um dia, sabe, entrei no tão chamado mundo real e conheci a tentação. Praticamente me desviei do caminho e fiz uma porção de escolhas erradas”. Stallone disse que ele quer comunicar para as audiências a importância de freqüentar a igreja e receber apoio no compromisso de viver a fé cristã. “Precisamos ter a experiência e a orientação de outra pessoa”, disse ele. “Não podemos treinar a nós mesmos. Sinto do mesmo jeito acerca do Cristianismo e acerca do que a igreja é: A igreja é a academia de ginástica da alma”. A estória de um Rocky que sente culpa espiritual e lê a Bíblia antes de cada luta foi escrita pela própria experiência de vida do ator, disse Stallone. “A maior parte dos meus filmes anteriores era cheia de sangue”, ele declarou para o jornal San Francisco Chronicle. “Eles eram os resultados criativos de minha juventude, quando meu casamento não estava indo bem e me sentia seduzido pelas tentações de Hollywood”. “Precisei realmente passar por meus testes e tribulações”, ele disse, “antes que eu pudesse ser homem o suficiente para saber escrever o tipo de estória que ‘Rocky Balboa’ é”. Stallone desenvolveu um kit de recursos grátis para líderes, em associação com Motive Entertainment, para ajudar os pastores e líderes de igreja a utilizar a mensagem cristã do filme. O kit inclui um guia de líderes (grátis por download) que lida com as questões de coragem, integridade, fé, vitória e propósito, relatou o jornal Christian Examiner. O guia tem várias abordagens feitas para suprir as várias necessidades dos pastores, líderes de jovem, líderes de ministérios de leigos e pais. |
FORMA DE GOVERNO DA IGREJA DO NAZARENO
A Igreja do Nazareno possui um governo de forma representativa, ou seja, dentro da junta existe uma representação dos membros através de leigos escolhidos por meio de voto na assembléia local, e do governo geral da igreja na pessoa do Pastor Titular como presidente da junta.
Cada Igreja do Nazareno possui seu próprio governo que é a junta administrativa local, essa é presidida pelo pastor, da se então a chamar de governo local.
Este esta submetido a uma outra junta, a Distrital, onde se pode encontrar representantes de todas as igrejas da região( distrito), e é presidida por um Reverendo (Superintendente Distrital). Que por sua vez esta submetido a um líder nacional e esse a uma junta ou governo a nível mundial.
A Igreja do Nazareno Central de Brasília pertence ao Distrito Centro-Oeste, que é dirigido pelo Rev. Hugo Costa.
Conheça agora os cargos e os respectivos membros que os compõem a Junta Administrativa da Igreja do Nazareno Central de Brasília:
PRESIDENTE
Cargo exercido pelo pastor titular, ( ), é ele que dirige as reuniões que devem ser no mínimo mensais.
TESOUREIRO
Cargo de confiança do Presidente da junta, sua escolha é feita da seguinte forma: o presidente apresenta seu nome a junta administrativa e essa vota se aceita sua indicação. Suas responsabilidades vão desde o controle dos dízimos até os balancetes patrimoniais da igreja.
Exercido atualmente por duas pessoas, Lisandro Paixão, primeiro tesoureiro e Francisco (o), segundo tesoureiro.
PRESIDENTE DO MINISTÉRIO DE ESCOLA DOMINICAL
Escolhido na assembléia local este cargo toma lugar na junta administrativa na pessoa da irmã ( ), que é responsável por toda a área de ensino da igreja.
M.N.I MISSÕES NAZARENA INTENACIONAL
Também eleita na assembléia local a irmã ( ) exerce-o com a finalidade de trazer o despertamento da obra missionária da igreja em torno do mundo.
J.N.I JUVENTUDE NAZARENA INTENACIONAL
Com a finalidade de fazer um trabalho específico com os jovens e adolescentes da igreja foi eleito na última assembléia local o Ministro .
JUNTA DE ECÔNOMOS
Com a finalidade de trabalhar junto aos tesoureiros temos hoje exercendo este cargo dois irmãos, ELEITOS NA ASSEMBLEIA LOCAL podendo este número variar de acordo com o número de membros das igreja.
JUNTA DE MORDOMOS
As funções pertencentes a este cargo se estendem desde a provisão dos elementos da Santa Ceia até a área de ação social da igreja com atendimentos de pessoas que chegam com necessidades. Tem seus lugares ocupados hoje pelo irmão José Ferreira e irmã Iolanda.
SECRETARIA
Cargo exercido pela PESSOA ESCOLHIDA que acumula também a função de presidente do MED, este cargo bem como o de tesoureiro e através de indicação do Pastor e aprovado pela junta.
PENSAMOS LOGO EM DESISTIR DE TUDO. (JÓ CAP: 2;
ADVERSIDADE: é sinônimo de infortúnio ou revés. Mas também costuma ser entendida como derrota, ou a NÃO realização de desejos pessoais meus.
INTRODUÇÃO: Algum Dia Você Já Parou Para Pensar Porque Alguns Cristão Passam Por Adversidades (Aflição ) e Não desistem e Crescem Ate Se Tornarem Maduros, Bem Equilibrados E Frutíferos.
Enquanto Outros Quando Passam Por Lutas, Adversidades Fogem A Maior Parte de Sua Vida, Vive Adiando O Seu Crescimento E Por Isso Vivem Frustrados, Derrotados E Sem Frutos Algum.
( I )AS ADVERSIDADES SÃO FERREMENTAS QUE DEUS USAR PARA NOS TRATAR. :
(Sl 119:67,71,75 ),
NO NOSSO CARATER, porque às vezes nos convertemos, mas ainda continuamos fazer coisas do velho homem.
NA NOSSA SOBERBA . : onde perdemos as oportunidades porque não queremos nos humilhar,onde as vezes não queremos perdoar não se preocupe Deus vai lhe trata.
EM NOSSA FALTA DE COMPROMISSO COM DEUS.:onde Deus só existe para mim na hora de pedir, mas eu não faço nada e não dou nada para Deus.
EM NOSSOS ERROS QUE NÃO ADMITIMOS TER. : os que só eu e Deus e o diabo sabe,
Erros que NÃO queremos larga porque já é de estimação ( como um bichinho que gostamos )
III) DEUS NOS CORRIGI PARA REVELAR O SEU AMOR
(HS 12:5,A 8 ) ler esse primeiro
“Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.” – Hebreus 12:11.)
II) DEUS USA O SOFRIMENTO AS (ADVERSIDADES) PARA NOS CURAR NO QUE PRECISAMOS.
"Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra... Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos" - Salmo 119:67,71.
· TEM PESSOAS QUE VE AS ADVERSIDADES ( LUTAS) COMO UMA PEDRA DE TROPEÇO E FORGEM.
· TEM PESSOAS QUE VE AS ADVERSIDADES ( LUTAS) COMO DEGRAIS A SER VENCIDOS.
3) COM SOFRIMENTO A ADVERSIDADES DEUS NOS ENSINA A TER PARCIÊNCIA E DEPENDENCIA ( TG 1:
· EXEMPLOS DE PESSOAS QUE VIRAM A ADIVERSIDADES COMO A PARCIÊNCIA DEPENDENCIA E TOTAL DE DEUS.
· PAULO E SILAS ( NA CADEIA LOUVANDO A DEUS )(ATOS 16;
· PAULO ENFRENTOU DINOVO A ADVERSIDADE ( RM 8 ;18 )
· DANIEL FOI JOGADO NA COVA DOS LEÕES ( DN 6;22 )
PASSE AS SUAS ADVERSIDADES DANDO GRAÇAS A DEUS. ( 1 TS 5:18 ).
(I TS 5;18 ) Em tudo daí graças. Porque é a vontade de Deus em cristo Jesus para convosco.
( I Pe 5: 6.7 ):Humilhai-vos,pois debaixo da potente mão de deus,para que a seu tempo vos exalte. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós
(RM 8 :18 ) Porque para mim por certo que as aflições deste tempo presente não são para compara com a gloria que em nós há de ser revelada.
( II Co 4;17 ) Porque A Nossa Leve E Momentânea Tribulação Produz Para Nos Um Peso Eterno De Gloria Mui Excelente.
(RM 8 :35 A 39) Quem Nos Separara Do Amor de Cristo? A tribulação, ou angustia, ou a perseguição, ou a fome ou nudez, ou perigo, ou espada?
TODOS OS CRISTÃOS PASSAM POR ADVERSIDADES,PROVAÇÃO DE VEZ ENQUANDO PARA NOS FAZER CRESCER E APROFUNDA-SE NA FÉ. AS ADVERSIDADES SÃO DEGRAIS QUE TEMOS QUE VENCER.
AS VEZES OLHAMOS AS ADVERSIDADES ( LUTAS )COMO PEDRA DE TROPEÇO E NÃO COM DEGRAIS A SER VENCIDOS:
A ADVERSIDADE nos ensina a crescer e transformar a vida numa experiência única e enriquecedora. Precisamos aprender a lidar com ela, mas acima de tudo precisamos compreender que sem ela não temos a menor chance de crescer e NOS TORNAR MADUROS.
CONCLUSÃO
VOU LHES perguntar !Você está perseverando? Você está suportando? Você está resistindo?OU Você está furioso com Deus diante do que Ele está fazendo consigo? Meu amigo, Deus quer usar adversidade para amadurecê-lo ao ponto de corrigi-lo totalmente.
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